Um pedacinho da floresta…

Antes de começar o post, gostaria de pedir perdão a todos os leitores desse blog todo mundo que eu encho o saco pra vir aqui pelos erros ortográficos. Eu não passo o post que escrevo para o Word por que não consigo escrever para o blog lá bizarro, eu sei e escrevo geralmente ouvindo alguma coisa, o que fragmenta ainda mais minha mente. Assim, peço perdão pelos erros, redundâncias e afins.

Aqui em Belém temos o privilégio de conviver com um pedaço da floresta. Se erguendo imponente no meio de uma de nossas mais movimentadas avenidas está o Bosque Rodrigues Alves.

Um belíssimo lugar, refrescante e absolutamente aprazível, com toda a natureza rodeando uma arquitertura urbana quase depravadamente cinza e os animais lá dentro sempre tão belos e curiosos de se estudar o comportamento.

 

Mas, como estamos em Belém e não no Rio de Janeiro, com seu fabuloso Jardim Botânico, eu percebo que desde a minha primeira infância (0-10 anos) o bosque decaiu terrivelmente. Os lagos onde tartarugas e peixes habitam, agora, são uma coisa deplorável, a educação pessoal dos freqüentadores me faz lastimar minha cidadania e os serventes não tem luva nem bota durante o trabalho. O chafariz com peças de bronze está uma porcaria. E não sou uma leiga a falar isso, a menos de uma hora estava lá.

O engraçado, meus caros leitores, é que se você for catar no Google só verá fotos bonitas, no site da prefeitura tem toda aquela droga de “blá blá blá a flora e fauna nativa estão bem conservado blá blá blá”, ora, meus caros, vamos ser sinceros, o local, com mais algum tempo, estará caindo aos pedaços.

Não sou doida não muito e sei que a minha cidade nunca se equiparará em estrutura ao Rio e outras grandes capitais brasileiras, mas não vou me calar e decidi lutar, ao menos um pouco, para a preservação de um lugar tão bonito e que significa tanto para mim, assim, resolvi fazer uma petição para tentar buscar um melhor tratamento para o local;

http://www.petitiononline.com/qk3d0612/petition.html

Bom, se me perguntarem por que eu resolvi lutar por um “simples bosque” ao invés de pela educação, saúde e etc, eu respondo; simplesmente por que estes outros setores básicos de uma sociedade, para surtirem o devido efeito, devem ser fruto de uma intensa participação social coletiva, algo que realmente venha a cobrar nossos políticos corruptos, falo no aspecto municipal e nacional, para o fato de que os eleitores deles, o povo, não devem ser tratado como burros de carga e infelizmente eu não tenho um círculo social amplo o suficiente para provocar um movimento tão intenso, mas quero ter força para fazer uma petição que possa ser sentida, ao menos um pouco.

Uma parte da fauna amazônica

Uma parte da fauna amazônica

Verde e cinza

Verde e cinza

 

Este é meu singelo pedido para ajudarem a salvar algo que julgo tão importante.

Beijos e obrigada a todos.

6 comentários

  1. Delph · julho 27, 2009

    Tá certo, temos que valorizar o que é nosso. Tá mais do que certo vc se preocupar com o parque da sua cidade, Yas. Mais pessoas deviam ter essa iniciativa.

  2. anrpa · julho 28, 2009

    Ah, muito digno! *.* Isso mesmo, Yas. Está mais que certo. Eu já assinei a petição \o/ Espero que dê certo ^^

  3. Tayane · julho 28, 2009

    Eu moro aí perto, e é certo que o bosque Rodrigues Alves é um belo lugar, com muitas espécies da flora da região, mas que está meio abandonado.
    Uma boa parte dele foi derrubada para construir uma avenida e ele possui cada vez menos animais.
    Do meu ponto de vista o problema é que a maioria das pessoas, vai visitar o bosque, não pela natureza, mais por causa do sorvete, da viagem de canoa, da gruta.
    E ninguém liga muito para a preservação, o bosque continua sendo um excelente programa, principalmente aos domingos, mas merece um pouco mais de cuidados sim.

  4. Yolanda · setembro 25, 2009

    Dá muito pena ver animais e plantas serem deixados de lado tão facilmente! Agora a prioridade é a construção de avenidas, viadutos e blábláblá; verde só interessa para as construtoras venderem seus apartamentos. As pessoas se esqueceram a importância da natureza mesmo…

    Foi muito bom você ter divulgado isso, ótima atitude! 🙂

  5. fabi fernandes · setembro 27, 2009

    Assinei amore!!!
    Pq eu não sou ambientalista nem vegetariana mas posso lutar pelo verde também!!!!

    Belíssima iniciativa!

  6. Marcilio C. de Miranda · dezembro 5, 2009

    O que está acabando com os Parques Ecologicos, não só em belém como em todo brasil, É a Ditadura Partidaria.
    Vou lhe citar o Museu Emilio Goeldi, está havendo uma verdadeira guerra de vaidade de gestores, que estão tirando a fauna de dentro museu.
    Como Brasileiro, Paraense e Amozônida trabalhandocom turismo as vezes fico indiguinado com descaso com nossos parques, pois os turistas que aqui vem vistar a capital e constata o verdadeiro descaso com a fauna.
    Infelizmente vivemos num pais com muita corrupção, então como podemos esperar destes getores que so querem saber de fazer obra dentro dos parques pois eles foram criado para a conservação das especies tanto da fauna com a flora.

Deixe um comentário

