Os dias de cachorro acabaram

The dog days are over

The dog days are done

Can you hear the horses?

‘Cause here they come

The dog days are over – Florence and the Machine

 

Meus dias de cachorro acabaram.

Às vezes, é tão difícil aceitar isso. Às vezes, eu pulo de felicidade com isso. Parece um poema do Gregório de Matos.

O que eu quero dizer é que esse ano concluo o ensino médio.

Sabe, quando o ano de 2010 começou, eu esperava que o vestibular fosse cansativo, mas nunca imaginei o quanto seria. Nunca imaginava passar pela verdadeira maratona física e psicológica que enfrentei ao longo do ano. Sessenta por cento do ano passei estudando no colégio, outros trinta e cinco por cento estudando em casa e apenas cinco por cento dediquei a algum tipo de convivência familiar, lazer ou atividade física.

Juro que passei por situações esdrúxulas, antes inimaginadas. Não ter tempo de almoçar em casa e como um P1 “completo” (sanduíche de mortadela acompanhado apenas por alface) e coca-cola. Tomar red bull para ficar acordada estudando até mais tarde, para além das minhas forças. Ficar no colégio das sete e meia até as seis horas da tarde direto, com uma pausa de uma hora para o almoço. Fiquei três meses sem poder dar banho no meu cachorro, e o pobre David ficou dependendo de outros para sua higiene. Situações que botam o ser humano no limite.

Tudo isso foi bem árduo para mim, mas acho que encarei do melhor modo que pude. Aprendi bastante este ano. Não só no sentindo acadêmico/escolar, mas amadureci nas relações humanas, acho que me tornei um pouco mais tolerante e flexível, ganhei experiência e mudei meu ponto de vista sobre vários assuntos e pessoas. Apesar de toda a loucura do vestibular, foi um bom ano, pois comecei a lidar com o panorama da vida adulta.

O maior desafio é agora entrar na Universidade Federal do Pará. Vou dar até a última gota do meu sangue, se necessário. Não vou desistir, vou confiar em mim até o fim, mesmo que chegue ao extremo de até minha mãe não o fazer mais. Torçam por mim.

Terminado esse breve sumário sobre o meu Convênio, tenho de dizer porque que o final do ensino médio é o fim dos meus dias de cachorro. Simplesmente porque é o fim de um ciclo, arrisco dizer até era, da minha vida. É o fim da parte mais saborosa e pueril da juventude, quando somos novos o bastante para acharmos que podemos abraçar o mundo com as pernas.

É o fim do tempo do professor puchando a orelha, da risada com o amigo de sala, do econtrar diário com pessoas a quem você se habituou. Sim, irredutivelmente, como diria meu Jimbo, it’s the end.

Não estou lamentando. Ainda não chorei por causa disso, só tento me preparar para as despedidas finais ouvindo a música que deu título a este post todos os dias. Como se a voz da Florence pudesse enfiar a verdade na minha cabeça por osmose ou algo do tipo.

Espero o futuro com uma ansiedade que, muitas vezes, é desmedida. Anseio por começar a trajetória da minha vida profissional e por poder fazer alguma coisa para melhorar a sociedade dentro do meu curso. Mas, sou humana, é claro, e não resisto ao ímpeto de olhar para o caminho até aqui percorrido com nostalgia. Para chorar e rir pitangas, lembrar de momentos únicos e de pessoas inesquecíveis.

Mas, como uma amiga minha disse, a verdade da vida é uma só: não se pode  subir a montanha carregando nas costas o barco com o qual você atravessou o rio.

 

Run fast for your mother, run fast for your father
Run for your children, for your sisters and brothers
Leave all your loving, your loving behind
You cant carry it with you if you want to survive
The dog days are over – Florence and the Machine
1 comentário

  1. Delph · novembro 25, 2010

    Diga graças a Deus. Ensino Médio, abençoadamente, é uma coisa que nunca mais volta.

Deixe um comentário

