Iconic Women

Bem, essa é só uma pequena analogia que deixarei registrada aqui no blog pq quero desenvolver melhor a idéia no estudo “The Rose and the Eagle”, uma análise confrontativa entre a dinastia Tudor e a dinastia Kennedy.

Só estava percebendo o quanto Ana Bolena e Marilyn Monroe são parecidas. Ambas são as mulheres de vanguarda do seu tempo, que ascenderam da humildade, caíram nas graças de homens poderosos, tiveram seu auge, seguido de um final trágico que levou a sublimação da figura feminina que cada uma encarnou para a posterioridade. Filmes, livros e estudos são feitos geração após geração sobre essas figuras míticas.

Marilyn é a figura sexual mais relevante do cenário pós-Segunda Guerra, suas curvas e sua sensual atuação conquistaram e chocaram a América, enquanto que seu sex appeal era um claro tapa na cara daquele país anglófono quadrado e moralista. Ana Bolena é a figura que encarna com perfeição o poder sexual e o renascer/remodelar da postura feminina no pós-Idade Média que juntou astúcia e intelecto a sua beleza cigana para conquistar o coração de um Rei e quebrar a Inglaterra em duas. Marilyn conquistou o coração de Kennedy e o seu erótico “Happy Birthday” é uma das mais relevantes cenas da cultura pop de todos os tempso.

Ana Bolena

Ana Bolena

 O final de Ana foi ser decapitada pelo Rei que havia conquistado e o de Marilyn uma possível (suspeito) suicídio após o fim do affair com Kennedy. Glória e então cinzas. Depois vem a fama eterna.

 Impressão minha ou a história é ciclíca?

Marilyn Monroe

Marilyn Monroe

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s